Vender é muito mais do que apenas oferecer produtos ou serviços. Toda venda precisa ser estabelecida através de um relacionamento com os clientes, de uma estruturação deste processo. Quem já aborda os clientes buscando a venda direta, acaba “assustando” quem ainda tem dúvidas sobre a compra. Neste sentido, é muito importante ter um meio de relacionamento constante, que possa ser pessoal. Neste sentido, o que temos de mais efetivo atualmente é o e-mail marketing!
É lógico que ele deve fazer parte de um contexto, mas dentro de um funil de vendas, você terá em suas mãos uma ferramenta muito mais efetiva e que tem elevadas taxas de conversão!
Veja agora 5 razões para usar o e-mail marketing em sua empresa!
1. Prospecção mais segmentada:
Antes de usar o e-mail marketing como ferramenta de vendas, você precisa estabelecer algumas estratégias para prospectar estes. Seja através das redes sociais, de algum box em seu blog ou landing pages, ele vai se inscrever em sua lista por vontade própria. A utilização de iscas digitais também é importante para que você possa segmentar sua lista, através de interesses. Desta forma, você ganha em tempo e em produtividade, pois seus leads já são segmentados para o nicho que você pretende trabalhar!
2. Comunicação pessoal:
Ao invés de tratar todos como se fossem iguais, você pode tratar seus leads pelo nome (através de configurações específicas nos serviços de e-mail marketing). Desta maneira, a aproximação com eles se torna muito mais acentuada e as chances de venda aumentam. Além disso, dependendo do seu produto e da fase do funil de vendas, você pode usar diversos tipos de abordagens.
3. Mexer com as emoções:
Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é justamente mexer com as emoções dos leads. Através da utilização dos gatilhos mentais, você consegue despertar sentimentos e sensações, que estão diretamente ligadas a decisão de compra. As marcas que usam isso de maneira correta, acabam gerando muito mais vendas e fidelização dos clientes.
4. Análise detalhada:
Utilizando bons serviços de e-mail marketing, você consegue verificar taxa de abertura e redirecionamento de suas campanhas. Com isso, se torna muito mais fácil saber se determinada técnica deu certo ou não, que tipo de título ou de e-mail deu mais certo e como os leads se comportam. Desta maneira, é possível realizar testes e principalmente, entender o que pode ser melhorado e o que está dando certo.
5. Marketing escalável:
Se a sua lista começa a crescer, você consegue atingir cada vez mais pessoas. Mantendo boas técnicas e taxas de conversão, obviamente você vende muito mais! Esta é uma das vantagens do e-mail marketing, afinal, sua lista se torna um grande patrimônio. Diferentemente do que acontece com práticas como o SEO ou as redes sociais, as mudanças que acontecem não interferem diretamente em seus leads. Sua lista se torna um patrimônio de valor inestimável, desde que ela seja bem trabalhada. E quanto mais sua lista aumenta, mais seu negócio se torna escalável, pois você consegue atingir mais pessoas.
O e-mail marketing está na base das estratégias de vendas das grandes corporações. Sua empresa pode estar perdendo muito dinheiro se não estiver trabalhando adequadamente com o e-mail marketing.
Fonte: Plugcitários