Não se assuste com este termo, não se trata de um bicho de sete cabeças. O UGC é a abreviação de User Generated Content, que traduzido para o português, se chama conteúdo gerado pelo usuário.
Bom, não dá para ser mais óbvio do que isso: conteúdo gerado pelo usuário é o conteúdo que os usuários geram. A redundância, aqui, é proposital, para ajudar a reforçar o conceito. Nas redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns e, até mesmo, via e-mail, estamos produzindo, fazendo curadoria e compartilhando o tempo todo.
A melhor coisa sobre o conteúdo gerado pelo usuário é que ele não exige muito tempo e esforço. O seu papel é formatar e impulsionar o que você deseja divulgar, já que o seu público faz todo o resto. Qualquer conteúdo gerado pelo usuário é barato e eficaz. Além disso, alguns dos benefícios do UGC, é o maior alcance nas redes sociais, a coleta de dados, desejo de marca, fonte de engajamento e conquista da confiança dos clientes.
UCG nas redes sociais. Como utilizá-lo a seu favor.
As redes sociais são o lugar perfeito para você amplificar seu alcance, conectar-se com seu público e medir a sua visibilidade. Por isso, invista na postagem de feedbacks, fotos tiradas dos produtos pelos clientes, avaliações positivas, e etc.
No Instagram, uma forma rápida, eficaz e simples de utilizar o UGC, é compartilhando os stories dos clientes que marcam o seu negócio. É uma maneira de criar relações e fortificar as que já existem entre clientes e empresa. O próprio feed torna-se um ótimo campo para atuação do UCG, mas utilize-o com cautela.
Como as marcas estão utilizando o UCG?
Coca-cola e os nomes nas latinhas: provavelmente se lembra da incrível campanha da Coca-Cola que envolvia as garrafas e latas personalizadas com nomes de pessoas. A ideia era que os fãs compartilhassem com seus amigos latinhas com os nomes deles. A repercussão foi tão grande que virou caso de sucesso no mundo todo.
Ruffles e os novos sabores criados pelos consumidores: Já por sua vez a marca criou concursos nos quais o público tinha de enviar sugestões de novos sabores, e os mais votados se tornariam sabores da marca, com direito a uma porcentagem das vendas para os vencedores.
Adobe perspective: A hashtag #adobe_perspective é uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário nas redes sociais que convida designers a mostrar seu trabalho e ajudar os seguidores a imaginar o que é possível fazer com o software.
Viu só quantos benefícios você pode usufruir utilizando o prático conteúdo gerado pelo usuário? Quer saber como utilizá-lo da melhor forma na sua empresa e colher ótimos resultados? Nós da Âncora podemos lhe ajudar! Temos as estratégias específicas e exclusivas para orientar cada cliente da forma mais eficaz de se usar o UGC, com base na sua persona e objetivos comerciais. Fale conosco, nosso navio já está em alto mar e não queremos te deixar para trás. Faça já seu orçamento gratuitamente aqui, em nosso site. Ou, nos envie uma mensagem através das nossas redes sociais!
Tchau e até a próxima 😊