Empreendedorismo está na moda. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade e com apoio do Sebrae, indica que mais de 80% dos brasileiros consideram que abrir um negócio é uma opção desejável de carreira. Assim, diversos cursos, treinamentos e palestras são voltados para atender esse público. Entretanto, por mais conhecimento teórico que a pessoa tenha, muitos aprendizados só acontecem na prática, durante o dia a dia da empresa. Confira cinco dicas do que só assimilei depois de começar a Âncora Arte:
1) Motivação da equipe
Quando abrimos o negócio, não tínhamos definido claramente as metas para nós mesmos. Dessa forma, o objetivo era indefinido e gerava certos desconfortos ao fim de cada mês (contas). Só depois conseguimos atrelar a remuneração ao resultado e melhoramos a comunicação interna.
2) Papel dos sócios
Apesar de reconhecer a importância de sócios, não percebia no início como a união com outros empreendedores seria tão benéfica. Recomendo a todos encontrar aliados, pois diferentes perfis complementares geram uma enorme sinergia que traz insights mais assertivos para o negócio.
3) Manter custo baixo
Com a crise econômica do Brasil, sentimos na prática o diferencial que tivemos com a manutenção de uma estrutura de custo enxuta na nossa operação. Além de ajudar a enfrentar estes momentos de dificuldade, esta premissa permite manter a competitividade e se diferenciar no mercado.
4) Valorizar cada cliente
É importante manter a proximidade e a disponibilidade para falar com clientes mesmo com o crescimento do negócio. A satisfação do parceiro representa mais do que a receita: ele pode sugerir melhorias nos serviços e até mesmo atrair novos clientes e fornecedores.
5) Importância do planejamento
Foco em execução é essencial pra fazer o negócio andar, porém o empreendedor não pode se perder nos problemas diários e deixar de pensar no crescimento da empresa. Sem planejamento e visão de futuro a empresa pode estagnar.
Fonte: Administradores