UGC – O que é e como usá-lo a seu favor

By 2 de março de 2021Blog

Não se assuste com este termo, não se trata de um bicho de sete cabeças. O UGC é a abreviação de User Generated Content, que traduzido para o português, se chama conteúdo gerado pelo usuário.

Exemplo de Conteúdo Gerado pelo Usuário

Imagem de exemplo em situação cotidiana nos restaurantes com pratos bem apresentados, UGC

Bom, não dá para ser mais óbvio do que isso: conteúdo gerado pelo usuário é o conteúdo que os usuários geram. A redundância, aqui, é proposital, para ajudar a reforçar o conceito. Nas redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns e, até mesmo, via e-mail, estamos produzindo, fazendo curadoria e compartilhando o tempo todo.

A melhor coisa sobre o conteúdo gerado pelo usuário é que ele não exige muito tempo e esforço. O seu papel é formatar e impulsionar o que você deseja divulgar, já que o seu público faz todo o resto. Qualquer conteúdo gerado pelo usuário é barato e eficaz. Além disso, alguns dos benefícios do UGC, é o maior alcance nas redes sociais, a coleta de dados, desejo de marca, fonte de engajamento e conquista da confiança dos clientes.

UCG nas redes sociais. Como utilizá-lo a seu favor.

As redes sociais são o lugar perfeito para você amplificar seu alcance, conectar-se com seu público e medir a sua visibilidade. Por isso, invista na postagem de feedbacks, fotos tiradas dos produtos pelos clientes, avaliações positivas, e etc.

No Instagram, uma forma rápida, eficaz e simples de utilizar o UGC, é compartilhando os stories dos clientes que marcam o seu negócio. É uma maneira de criar relações e fortificar as que já existem entre clientes e empresa. O próprio feed torna-se um ótimo campo para atuação do UCG, mas utilize-o com cautela.

Como as marcas estão utilizando o UCG?

Coca-cola e os nomes nas latinhas: provavelmente se lembra da incrível campanha da Coca-Cola que envolvia as garrafas e latas personalizadas com nomes de pessoas. A ideia era que os fãs compartilhassem com seus amigos latinhas com os nomes deles. A repercussão foi tão grande que virou caso de sucesso no mundo todo.

 

Ruffles e os novos sabores criados pelos consumidores: Já por sua vez a marca criou concursos nos quais o público tinha de enviar sugestões de novos sabores, e os mais votados se tornariam sabores da marca, com direito a uma porcentagem das vendas para os vencedores.

 

Adobe perspective: A hashtag #adobe_perspective é uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário nas redes sociais que convida designers a mostrar seu trabalho e ajudar os seguidores a imaginar o que é possível fazer com o software.

 

Viu só quantos benefícios você pode usufruir utilizando o prático conteúdo gerado pelo usuário? Quer saber como utilizá-lo da melhor forma na sua empresa e colher ótimos resultados? Nós da Âncora podemos lhe ajudar! Temos as estratégias específicas e exclusivas para orientar cada cliente da forma mais eficaz de se usar o UGC, com base na sua persona e objetivos comerciais. Fale conosco, nosso navio já está em alto mar e não queremos te deixar para trás. Faça já seu orçamento gratuitamente aqui, em nosso site. Ou, nos envie uma mensagem através das nossas redes sociais!

 

Tchau e até a próxima 😊

Deixe um comentário