5 dicas de Marketing Digital para o seu negócio

By 23 de maio de 2022Blog, Sem categoria

Muitas empresas lutam para permanecer relevantes ao longo do tempo. Nesse sentido, investir em marketing digital para o seu negócio é muito recomendado para alcançar evidência no mercado.

Hoje em dia, a internet orienta os hábitos de consumo da maioria das pessoas. Com isso em mente, é fácil perceber porque investir em técnicas de marketing online é tão importante.

Aqui você vai encontrar as principais estratégias e vantagens do marketing digital aplicado a diversos tipos de negócios, assim como dicas para aplicá-lo da forma mais adequada.

O que é marketing digital?

Surgindo na década de 1990, o marketing digital mudou a maneira como as empresas usam a tecnologia para promover seus negócios.

O termo tornou-se mais popular à medida que as pessoas começaram a usar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisar produtos ou concluir transações.

Estamos falando de uma ótima oportunidade para a empresa que faz piscina de alvenaria, entre tantas outras, fortalecerem a própria imagem e multiplicarem as oportunidades de negócios.

Para isso ele abrange diversas frentes, como:

  • E-mail marketing;
  • Marketing para redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncios pagos.

Esses e outros formatos que desenvolveremos a seguir ajudam a aumentar seu alcance e influência no processo de compra do consumidor.

Conheça as melhores estratégias de marketing digital

Para garantir que a divulgação do curso NR 10 seja realmente impactante, reúna uma equipe coesa e qualificada.

O trabalho de profissionais especializados é essencial para levar sua marca ao próximo nível.

Leia os tópicos a seguir e conheça as melhores estratégias de marketing digital.

Faça campanhas de anúncios pagos

A internet é um ótimo lugar para fazer campanhas publicitárias direcionadas às pessoas que você deseja alcançar.

Por isso, pesquise no Google as palavras mais buscadas e baseie suas campanhas nelas. 

Campanhas bem direcionadas em ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads podem entregar ótimos resultados sem um investimento tão alto.

Mas, para isso, captar informações da base de clientes é primordial. Sem eles, sua segmentação pode não ser tão eficaz.

Defina seu público

Um dos primeiros passos em uma estratégia é identificar as principais características do público que o Curso design gráfico online, por exemplo, deseja alcançar.

Existem duas maneiras de fazer isso: definir um público-alvo ou definir uma persona. 

Inclusive, para ações ainda mais segmentadas e estratégicas, é possível aplicar os dois conceitos.

Basicamente, público-alvo é a definição do cliente médio, ou seja, o perfil que mais se engaja com os conteúdos e ações do negócio. Reúne informações como média de idade, sexo e localização.

Já a persona é o conceito de cliente ideal para a empresa. Trata-se de um perfil fictício que leva em consideração aspectos mais pessoais, como hábitos de consumo, ambições, hobbies e inseguranças.

Se você usar algum desses dois conceitos, sua estratégia de marketing digital terá uma base sólida. 

Afinal, saber quem você está segmentando e com quem se deseja conversar é essencial para usar linguagens e criar campanhas que melhor performem junto a essa audiência.

Esteja presente nas redes sociais

São os sites mais populares da web. Ter uma posição consistente em alguns deles significa estar em contato direto com os desejos, gostos e dúvidas do seu público. 

Além disso, as plataformas possibilitam estudar e atualizar as personas mais rapidamente, bem como humanizar a marca.

É por isso que as empresas estão trabalhando cada vez mais para criar intimidade entre elas e seus clientes.

Uma especialista em tinta epóxi preço pode criar uma série de postagens no Facebook esclarecendo dúvidas sobre o produto, por exemplo, enquanto uma vendedora de peças de roupa pode destacar seus produtos ou fornecer dicas para compor looks, atraindo cada vez mais pessoas.

É importante ressaltar que você deve focar nas mídias sociais mais convenientes para os nichos de consumo que pretende explorar. 

Isso significa que não é recomendado estar presente em todas as plataformas, mas sim naquelas que seu público está e é possível se integrar com ele.

Escolha as redes mais usadas pela base de clientes. Dessa forma, os esforços serão direcionados a um tipo de conteúdo e a usuários que já estão mais propensos a fazer negócios com você.

Tenha landing pages

As landing pages são páginas autônomas criadas para incentivar conversões. No geral, funcionam com base na troca de dados do lead por conteúdos exclusivos.

Nesse sentido, diferentes estratégias e vantagens podem ser aplicadas. Assim, empresas diversas, como as especializadas em Tratamento de água, podem oferecer downloads de e-books, webinars e outros materiais informativos em troca de informações de contato do visitante.

Em outras palavras, é uma forma de coletar dados de forma natural e sem prejudicar nenhuma parte.

Aposte em e-mail marketing

Se as pessoas não estão entrando em contato com você, você pode alcançá-las através de estratégias de e-mail marketing.

Investir em conteúdo direcionado para e-mail é uma maneira muito eficiente de alcançar tipos diferentes de público.

Você pode enviar as principais ofertas da semana direto na caixa de entrada dos clientes, por exemplo.

Ou, então, fazer uma newsletter atrativa com informações relacionadas ao seu ramo de atuação.

É importante ressaltar que as pessoas precisam autorizar esse envio. Caso contrário, seu marketing será considerado invasivo e pode acabar na caixa de spam.

Confira 5 dicas de marketing digital

As estratégias discutidas até aqui já são suficientes para dar forma a um plano de marketing eficiente.

No entanto, para consolidar ainda mais os conhecimentos, confira essas 5 dicas para se destacar no meio digital.

  1. Crie um Funil de Vendas

Essa estratégia é amplamente utilizada no Inbound Marketing e permite orientar os clientes em sua jornada de compra.

Para isso, você precisa visualizar um funil composto por 4 etapas: aquisição, conversão, compra e encantamento.

Essas etapas representam os momentos pelos quais seu potencial cliente passa, de forma geral, antes de adquirir a solução que você está oferecendo.

O funil é especialmente importante para monitorar o progresso de cada lead. A partir disso, determina-se quais são os conteúdos mais indicados para o status de cada um.

O resultado: mais conversões em menos tempo e o aumento do índice de fidelização.

  1. Faça pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são usadas para orientar a criação de sites, postagens em blogs, páginas de destino e outros conteúdos.

Existem dois tipos: palavras-chave de cauda curta e palavras-chave de cauda longa.

As palavras-chave de cauda curta são termos diretos e mais amplos: uma ou duas palavras que normalmente têm um volume de pesquisa mais alto e são mais ‘genéricas’. Consequentemente, podem não ser tão úteis para conversões quanto para gerar tráfego.

Já as palavras-chave de cauda longa são frases típicas do meio e fundo do funil. São mais específicas e oferecem uma chance maior de conversão porque atraem público-alvo mais segmentado, mas o potencial de alcance é menor.

Esses termos são essenciais para turbinar quaisquer tipos de conteúdos, além de contribuírem decisivamente para o posicionamento nas páginas de pesquisa.

  1. Conheça as técnicas de SEO

SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Essa estratégia envolve um conjunto de técnicas que ajudam seu conteúdo a ser encontrado por usuários nos mecanismos de busca como o Google.

Dominar e usar essas técnicas é muito benéfico para qualquer empresa em ambiente digital, pois não custa nada e produz resultados surpreendentes.

O SEO é dividido em duas ações principais: on page e off page.

O on page diz respeito à navegabilidade do site, bem como ao uso de palavras-chave e estratégias de boa legibilidade nos conteúdos vinculados.

Já o SEO off page diz respeito à construção de backlinks e à qualidade da presença online, ou seja, aspectos exteriores ao site em si.

Ter sucesso com SEO técnico requer muito planejamento, monitoramento e envolvimento de várias equipes, como desenvolvimento, design e conteúdo. 

Nesse caso, é preciso compreender também que os resultados começam a aparecer no médio e longo prazo.

  1. Acompanhe os KPIs certos

Uma das grandes vantagens do marketing digital é poder usar a tecnologia de dados a seu favor.

Na internet você pode medir tudo, desde tráfego e cliques até comportamento e conversões – e muito mais!

Para aproveitar esse benefício ao máximo, é preciso planejar sua estratégia, definir metas claras e estabelecer indicadores de desempenho (KPIs).

Os KPIs permitem que você acompanhe as métricas e entenda quais estratégias estão funcionando.

Além disso, você pode gerar relatórios objetivos e ter informações relevantes para tomar decisões e evoluir cada vez mais.

Alguns dos KPIs mais utilizados são: taxa de conversão, origem do tráfego, postagens mais lidas e engajamento.

Ao definir metas do seu negócio, determine quais seriam as mais relevantes com base nos objetivos de cada estratégia. Como resultado, as chances de fazer certo e de forma mais eficaz aumentam drasticamente.

  1. Tenha seu próprio domínio

Ter seu próprio nome de domínio, ou seja, seu próprio endereço na web, é extremamente importante, tanto para transmitir profissionalismo como para atrair mais e conquistar novos potenciais clientes.

Com isso você pode criar uma URL personalizada, registrar e-mails usando o nome da sua empresa e ter a possibilidade de criar subdomínios, tendo um espaço que é entendido como seu.

Além disso, você ganha pontos nas técnicas de SEO, pode criar anúncios com o Google e se cadastrar em outras ferramentas essenciais para negócios digitais, como o Google Shopping.

Ao transmitir tanto profissionalismo, as pessoas passam a confiar mais no seu site e tornam-se clientes com menos objeções.

Considerações finais

Como ficou claro, o marketing focado na internet representa um leque vasto de opções e possibilidades.

Nosso objetivo é mostrar os caminhos mais vantajosos para você. Mas, no fim das contas, a escolha de uma ou outra plataforma depende das características do negócio e dos seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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